APERAM reforça flexibilidade de seus produtos e mostra confiança na retomada econômica pós-pandemia

Início / Notícias / APERAM reforça flexibilidade de seus produtos e mostra confiança na retomada econômica pós-pandemia

Nesta terça feira (18), em conversa virtual exclusiva com a imprensa de Belo Horizonte, Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha, o presidente da Aperam South America e BioEnergia, Frederico Ayres Lima, se mostrou confiante na retomada da economia e da indústria no Brasil nos próximos meses. Em linha com os últimos dados apontados pelo Instituto Aço Brasil e também pela recente retomada de demandas que estavam paralisadas, como é o caso da indústria automobilística, a empresa aposta na flexibilidade de seus produtos e sua capacidade de inovação para minimizar os impactos da pandemia neste segundo semestre de 2020.

Apesar de uma previsão de queda de 5% no PIB em 2020, à partir de abril houve uma retomada também na confiança do mercado em relação à indústria siderúrgica. De acordo com Índice de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) divulgado pelo Aço Brasil neste mês de agosto, o mercado retomou a confiança em patamar superior a 50, atingindo 70,8 no índice, mais baixo apenas que o mês de janeiro, que havia sido 73,4, apontando condições favoráveis para o desenvolvimento econômico da indústria nos próximos meses.

Diante do cenário animador, o presidente da Aperam South America e BioEnergia, Frederico Ayres Lima, ressaltou durante o encontro virtual que há um grande potencial que poderá ser explorado a médio e longo prazo pelo setor, tendo como base o desenvolvimento do consumo per capita de aço em outros países em desenvolvimento como o México e China, e mirando principalmente no grande crescimento observado na Coréia do Sul nos últimos 40 anos, passando de 134 kg de aço por habitante em 1980, para 1047 kg/hab em 2018. Enquanto no Brasil esse consumo permaneceu praticamente inalterado em 101 kg/hb nesse mesmo período. “Somos um país em desenvolvimento e com diversas carências, mas à medida que evoluímos e o padrão de vida do brasileiro aumenta, esse desenvolvimento se torna aparente através do aumento no consumo de aço inox. Por isso, fomentamos continuamente a inovação e trabalhamos para ajudar a acelerar esse crescimento, buscando possibilidades de ampliar as aplicações do produto em nosso cotidiano de forma sustentável e consciente” ressalta Ayres Lima.

A operação brasileira da Aperam tem grande importância para o grupo mundial, representando 31% no EBITDA da empresa globalmente em 2019, com destaque para a flexibilidade de seu mix de produtos e a capacidade de abastecimento do mercado em recuperação. “Nosso carro chefe é o aço inoxidável, mas a Aperam tem também em sua estratégia os aços elétricos e ao carbono especiais, que ampliam as possibilidades de aplicação e mercados de atuação. Mesmo com a previsão negativa do PIB, conseguimos contornar a falta de demanda apostando na flexibilidade dos nossos produtos, compensando a baixa demanda de um produto com outro que estava melhor posicionado naquele momento, o que nos permitiu ‘rodar’ com capacidade cheia mesmo durante o pior período da pandemia”, explica o presidente da Aperam.

O agronegócio foi um dos mercados citados como atrativo e com grande potencial de desenvolvimento pelo executivo. “O Brasil é líder no agronegócio e nós vislumbramos uma série de possibilidades de aplicações de inoxidáveis e temos explorado isso como forma de acelerar o desenvolvimento também nesse campo” acrescentou.

Fonte: Aço Brasil