Arquitetos cariocas projetam Casa Folha sustentável
Fonte: Ciclo Vivo
Com design inusitado, a casa tem uma cobertura que imita uma folha gigante. A vantagem dela é dar sombra para toda a residência e os espaços livres entre os cômodos. O espaço está localizado em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
O projeto é de autoria do Mareines + Patalano Arquitetura. A equipe de arquitetos responsáveis é composta por Ivo Mareines, Paula Costa, Flávia Lima, Rafael Pretti e Rafael Patalano. A ideia foi inspirada em arquiteturas brasileiras indígenas, onde o clima é quente e úmido.
Os espaços livres da casa são os mais interessantes e o mais utilizados pelas visitas, pois a construção foi pensada de forma que o vento do mar entre e ventile todas as áreas, abertas ou fechadas. Seguindo assim o conceito de ecoeficiência low-tech estabelecido no projeto arquitetônico.
“Nós entendemos a casa de praia como um meio de melhorar e tornar mais agradável a interação do homem com a natureza. Nunca separá-los totalmente”, afirma os arquitetos. Para seguir este ideal, os criadores do projeto preferiram não fazer corredores e deixar muita transparência e integração entre dentro e fora.
O uso da vegetação, combinada com a piscina que atravessa a casa, garante um ar praiano e relaxante. Além disso, na varanda onde fica esta piscina há também redes de descanso. O escritório de arquitetura costumar chamar esta área da casa de “lounge brasileiro”.
A estrutura da cobertura foi feita de madeira laminada de eucalipto e o telhado de pequenas peças de madeira pinús. Ambas são espécies plantadas para reflorestamento e são usadas como matéria-prima consideradas renováveis por rapidamente chegarem ao ponto de serem colhidas.
O acabamento da casa é feito com ardósia ferrugem em tiras, madeira natural, madeira de cruzeta de poste no piso do térreo e tramas de bambu.