Hyundai inaugura no Rio fábrica de máquinas para uso na construção civil
Fonte: iG Economia
Unidade empregará mil pessoas até 2015, quando produção anual será de 5 mil máquinas
Apostando no desenvolvimento da Região Sul Fluminense do Estado do Rio que, nos próximos três anos, tem previsão de investimentos na ordem de R$ 6,1 bilhões no setor automotivo, foi inaugurada na quarta-feira (24) a fábrica de equipamentos para construção pesada da sul-coreana Hyundai Heavy Industries, a primeira fora da Ásia.
O empreendimento de cerca de R$ 360 milhões está sediado no município de Itatiaia, na divisa com São Paulo, e produzirá máquinas para a construção civil, como retroescavadeiras e escavadeiras.
Durante a construção da planta industrial —cuja pedra fundamental foi lançada em 2011— foram gerados 1,5 mil empregos. Em operação, a previsão é de que a empresa terá 1.000 funcionários diretos até 2015, quando a produção de máquinas chegará a cinco mil unidades por ano.
O presidente da Hyundai na Coreia do Sul, Choe Byeong Ku, disse estar satisfeito com o primeiro investimento feito pela empresa no Brasil. “Com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, há uma grande demanda e uma expectativa de crescimento muito grande no segmento de máquinas pesadas de construção civil no país.
O Brasil é importante na economia mundial, e acredito muito nessa potencialidade. Queremos colaborar para o desenvolvimento, não só de Itatiaia, como de todo o país”, explicou Byeung Ku.
Já o presidente da Brasil Máquinas de Construções (BMC), que é a representante da Hyundai, Felipe Cavalieri, afirmou que na primeira fase de fabricação na multinacional serão produzidas escavadeiras de 14 a 38 toneladas e pá carregadeiras.
“Até o final do ano começa a produção de retroescavadeiras ao modelo 930 e 940 e provavelmente para 2014 a Hyundai está estudando a possibilidade de produção de empilhadeiras serem produzidas aqui também”, contou.
Sustentabilidade
Ele disse ainda que que a multinacional está desenvolvendo diversas ações visando a sustentabilidade. Ele afirmou que a empresa já substituiu seus equipamentos para diminuir e/ou bloquear a emissão de gases poluentes. “Não existe legislação que exija equipamentos com baixa emissão no Brasil, mas a Hyundai já substituiu todos os seus equipamentos.
Além disso, temos um plano de plantio de árvores para compensação da emissão de carbono, e este ano ainda vai ser implantado. Temos também um programa de reutilização de água e diversas atividades que serão desenvolvidas em parceria com o município”, explicou.
O governador Sérgio Cabral destacou que a instalação da unidade trará mais desenvolvimento econômico ao Sul Fluminense. “É a primeira vez que a Hyundai Heavy Industries instala uma fábrica na América Latina, e isso é uma conquista extraordinária. Será importante para o desenvolvimento do Brasil em termos de infraestrutura.
Gerará empregos, impostos e prosperidade em Itatiaia. O Sul Fluminense é uma das regiões que mais crescem no Sudeste do país”, afirmou Cabral.