Norma sobre painéis de concreto pré-moldado entra em consulta pública
Texto aborda requisitos e procedimentos a serem atendidos desde a fase do projeto até a montagem do sistema
Está em consulta pública pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a NBR 16475, sobre painéis de parede de concreto pré-moldado. O texto apresenta os requisitos e procedimentos a serem atendidos desde a fase do projeto até a montagem do sistema. A atualização vem sendo feita desde novembro de 2012.
O principal objetivo da norma é definir as tipologias de painéis que estão abordadas no texto e os critérios para desenvolvimento do sistema construtivo. Cada tipologia é diferenciada quanto ao uso, tipo de acabamento, seção transversal e comportamento estrutural, além de ter suas restrições e requisitos específicos e seus critérios de dimensionamento definidos em todas as suas fases.
“Nos últimos anos, mesmo sem ainda haver norma nacional específica sobre o tema, observou-se que a procura por esse sistema construtivo aumentou significativamente”, explicou Augusto G. Pedreira de Freitas, presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e membro da comissão de criação da NBR 16475. Segundo ele, de todos os Documentos de Avaliação Técnica (DATecs) emitidos até hoje, mais de 40% são sobre paredes pré-moldadas de concreto.
Entre os principais impactos do texto, destacam-se os requisitos para o projeto das ligações. “O projeto da norma apresenta conceitos que julgo serem mais refinados quanto à segurança estrutural. Além do coeficiente de segurança definido pelas normas existentes, o texto propõe o uso de coeficiente de ajuste, sendo esse composto por cinco fatores: modos de falha e suas consequências, incertezas quanto aos esforços atuantes, durabilidade, manutenção e processo construtivo”, afirma Freitas.
Outro ponto de importância no texto é a preocupação com o Colapso Progressivo, por ser o que melhor aborda o tema em âmbito nacional.
A base de pesquisas para a elaboração do projeto foram publicações do Precast Concrete Institute (PCI) e da Fédération Internationale du Béton (FIB), além de normas internacionais como o Eurocode 2, ACI-318 e ACI-533.
A norma permanecerá em consulta nacional até o dia 26 de junho. Para acessá-la e enviar suas sugestões, clique aqui.
Fonte: PiniWeb