Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente promove conscientização sobre a importância da água
No dia 5 de junho (quarta-feira), será comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente. A data – que foi instituída na abertura da Conferência de Estocolmo, na Suécia, pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 – tem um significado especial para a ArcelorMittal. A gestão responsável da água foi escolhida como tema prioritário dentro de um dos programas de sustentabilidade da empresa. A iniciativa é o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2019 – que incentiva escolas a desenvolverem propostas para solucionar problemas relacionados ao meio ambiente. A edição deste ano tem o tema: Água – economizar para não faltar.
Todos os anos, o Prêmio promove uma capacitação de professores e faz a distribuição de kits educativos de acordo com o desafio proposto. A partir daí, os educadores desenvolvem atividades com os alunos que incentivam a reflexão e o debate sobre o assunto. O concurso existe há 27 anos e, no ano passado, mais de 94 mil pessoas de 32 municípios foram beneficiadas.
“Estamos propondo o desenvolvimento de um trabalho investigativo e de experimentação em que o tema água possa ser refletido no cotidiano do ambiente escolar, de forma que o professor e os alunos percebam o projeto como um instrumento de ensino e não como um trabalho extra. Por exemplo, eles poderão construir uma cisterna para captação e reaproveitamento da água de chuva ou criar uma horta com irrigação sustentável e, assim, aprender ao mesmo tempo em que modifica e melhora a realidade local”, esclarece Andrée Ridder, educadora ambiental responsável pelo conteúdo do material pedagógico do Prêmio.
Esta iniciativa está integrada à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém 17 objetivos instituídos pela ONU. Reconhecendo-o como o principal plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. A ArcelorMittal quer incentivar a criação de times de cientistas-mirins para transformar ideias em exemplos práticos nas escolas e contribuir efetivamente para a transformação do amanhã.
Fonte: Aço Brasil