Gerdau incentiva cooperativas de reciclagem do RJ
Fonte: Aço Brasil
A Gerdau, por meio da usina Cosigua, anunciou a Cooperativa Cooper Rio Oeste, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, como vencedora do 2º Prêmio Projeto Reciclagem Inclusiva. Direcionada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da Companhia, a premiação tem como objetivo incentivar a troca de experiências, o desenvolvimento e o fortalecimento de organizações de catadores de materiais recicláveis.
Desenvolvido também com o apoio da GIZ (Agência de Cooperação Internacional do Governo da Alemanha) e da Aliança Empreendedora, o prêmio faz parte do Projeto Reciclagem Inclusiva, que visa o apoio e inclusão de organizações de catadores de materiais recicláveis como fornecedores de matéria-prima na cadeia produtiva da Gerdau. O programa está sendo implantando em 10 cidades brasileiras e pretende beneficiar diretamente 400 catadores, compartilhando conhecimentos de gestão, produção e comercialização.
Para escolher a organização vencedora do prêmio, o Comitê de Avaliação analisou as candidatas de acordo com sete critérios, entre os quais o uso adequado de equipamentos de proteção individual, aumento no faturamento líquido, constituição de diretoria e conselho fiscal, utilização de controle de caixa e recolhimento do INSS. Como ganhadora, a Cooper Rio Oeste terá o direito de realizar, em maio, uma visita técnica e benchmarking em outra associação ou cooperativa de sua escolha.
Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.